Sua contabilidade
presente em todos os momentos.

ABRA SUA EMPRESA INICIE SUA CONTABILIDADE

ICMS/AL: Contribuintes de Substituição Tributária podem consultar pendências no site da Sefaz

A partir de agora, todos os contribuintes que têm débitos de Substituição Tributária (ST) em aberto poderão consultar os valores e quitar suas pendências por meio do Portal do Contribuinte, no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL). O procedimento ocorre de forma totalmente virtual e dúvidas podem ser resolvidas pela Atendente Virtual da Sefaz, a Nise.

Para consultar as dívidas de Substituição Tributária pela Nise, basta seguir o seguinte roteiro: Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas) - Balcão Virtual - Retificar Valores Cobrados de Substituição Tributária - Iniciar atendimento.

“Essa é mais uma grande oportunidade que a Secretaria da Fazenda está oferecendo a sociedade buscando aperfeiçoar cada vez mais a relação fisco-contribuinte. Disponibilizando a lista de algumas divergências em relação a ST, nós estamos oferecendo a possibilidade do contribuinte regularizar tudo de forma espontânea e antecipada”, destaca o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

Aqueles que não conseguirem aproveitar a chance oferecida pela Sefaz e manterem seus débitos poderão sanar suas dívidas nos postos fiscais. Nesses casos, as mercadorias transportadas ficarão aguardando regularização.

Segundo o Decreto Nº 90.309, publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas em 28 março de 2023, os prazos para pagamentos de débitos de ST podem ser sanados até o dia nove do mês subsequente ao da saída do bem ou da mercadoria.

Mais informações sobre restrição para o não pagamento de obrigações relativo ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Substituição Tributária podem ser vistas nesse decreto.


Compartilhar


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

JC Assessoria Contábil

JC Assessoria Contábil

WhatsApp