Sua contabilidade
presente em todos os momentos.

ABRA SUA EMPRESA INICIE SUA CONTABILIDADE

ICMS/RJ: Mais de 45 mil MEIs de vendas de produtos já contam com a Inscrição Estadual

Desde a liberação da Inscrição Estadual para Microempreendedores Individuais (MEIs) que atuam com vendas, mais de 45 mil trabalhadores já tiveram o registro deferido pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ). De acordo com um levantamento feito pelo DataSebrae, o Rio de Janeiro tem quase 260 mil profissionais da categoria atuando no comércio. Quem ainda não pediu deve ficar atento, o prazo para fazer a inscrição voluntariamente vai até o dia 30 deste mês.

Lançada no mês de agosto, a Inscrição Estadual para MEIs que exercem atividade com incidência de ICMS veio para possibilitar a ampliação dos empreendimentos, viabilizando a oferta de produtos em plataformas de marketplace que exigem um registro na Sefaz e a compra de produtos de fornecedores que também pedem a inscrição. A mudança também vai simplificar as emissões de notas fiscais, que serão feitas de forma automática.

“Com a Inscrição Estadual a gente consegue ganhar mais segurança e agilidade, e acaba também se tornando de fato uma empresa do Estado do Rio de Janeiro. Agora nós conseguimos solidificar o nosso estabelecimento”, afirmou a comerciante Marileide de Paula, de 37 anos.

Os microempreendedores que ainda não obtiveram o registro devem solicitá-lo no portal da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), www.jucerja.rj.gov.br. Basta clicar em “Serviços”, “REGIN”, “Serviços REGIN” e “Pedido de Legalização da Inscrição”. Após o procedimento, é necessário fazer o login no sistema, preencher e enviar o formulário. O pedido é respondido em até uma hora.

O MEI que não fizer o registro no prazo pode ser alvo de fiscalização da Receita Estadual a partir de 1º de outubro. Caso ele seja autuado, será inscrito pela Fazenda com status irregular, o que vai impedi-lo de fazer compras ou emitir notas fiscais de venda.


Compartilhar


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

JC Assessoria Contábil

JC Assessoria Contábil

WhatsApp